top of page

CRV Industrial fecha parceria com o Instituto Federal Goiano-IF, Campus Ceres...

  • Vanessa Luz/João Lima
  • 12 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

A CRV Industrial iniciou 2018 dando ênfase em seu compromisso com a sustentabilidade através do equilíbrio social econômico e ambiental. No início de janeiro, a empresa fechou uma parceria com o Instituto Federal Goiano - IF, para realização de uma série de ações socioambientais. Na parceria, tanto a CRV Industrial quanto o Instituto assumiram uma série de compromissos.

Atribuições da CRV Industrial:

- Ceder área agrícola para a implantação da Unidade de Pesquisa em Cana-de-Açúcar (fazenda na entrada do Instituto Federal Goiano – Figura em anexo);

- Sugerir temas como prioridade para a realização dos experimentos;

- Custear despesas com insumos agrícolas, preparo do solo, plantio, e mão de obra para o cultivo da cana de açúcar;

- Custear despesas referente a análise de plantas;

- Disponibilizar material genético a ser estudado;

- Disponibilizar sistema de irrigação na área a ser irrigada;

- Usufruir das plantas após as avaliações dos experimentos;

- Usufruir dos resultados das pesquisas obtidas na otimização de tecnologias de produção no Cerrado.

- Utilizar a unidade de pesquisa para visitas técnicas, eventos técnico-científicos, entre outras atividades.

Atribuições do Instituto Federal Goiano:

- Elaborar plano de trabalho anualmente com as atividades previstas e encaminhar à empresa, com antecedência mínima de três meses, ao início da execução;

- Planejar, implantar e conduzir experimentos com irrigação e fertirrigação na cultura da cana-de-açúcar;

- Planejar, implantar e conduzir experimentos com adubação e conservação do solo em áreas exploradas com a cultura da cana-de-açúcar;

- Planejar, implantar e conduzir experimentos com Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) na cultura da cana-de-açúcar;

- Realizar mapeamento das áreas cultivadas com a cana-de-açúcar;

- Realizar análise de tecidos de plantas oriundas dos experimentos com adubação e fertirrigação;

- Comparar genótipos de cana-de-açúcar nas condições e dafoclimáticas do Vale de São Patrício;

- Estabelecer estratégias para a propagação in vitro e obtenção de sementes sintéticas de genótipos de cana de açúcar promissores na nossa região;

- Capacitar servidores, colaboradores, estudantes e produtores para atuarem na produção de cana-de-açúcar;

- Promover eventos técnico-científicos para divulgar os resultados obtidos nos experimentos com cana-de-açúcar.

A empresa disponibilizou uma área de 5,62 há, onde serão desenvolvidas ações voltadas para a educação e conscientização ambiental. Do total da área, 4 ha já estão preservados e 1,62 há está sendo recuperado.

No dia 07 de fevereiro, foi realizada a primeira ação no local, com a presença de uma equipe de representantes da empresa, aproximadamente 400 alunos, professores e coordenadores do Instituto.

A atividade foi coordenada pelo Professor Henrique Oliveira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Irrigação no Cerrado. Na ocasião foram plantadas 1.000 mudas de árvores nativas, e outras 1.000 serão plantadas na continuidade do projeto. As mudas são oriundas do viveiro florestal da empresa, que produz 40.000 mudas/ano.

Para ser eficiente, o plantio das mudas precisa ser devidamente planejado. Primeiro é demarcada a área a ser recuperada. Em seguida é feita a roçagem e o coroamento a fim de afastar espécies invasoras. No próximo passo são feitas as covas e por fim o plantio. As etapas seguintes seguem o cronograma do projeto, que prevê o combate às pragas, o replantio e a manutenção da área.

“Em tempos de crise hídrica proteger e recuperar Áreas de Preservação Permanentes-APP’s, é de grande importância para o meio ambiente, garantindo um mundo melhor para as futuras gerações. A CRV Industrial realiza a recuperação e manutenção das APP’s, seguindo as orientações e especificações do CONAMA 429/11 e da lei 12.651/12(Novo Código Florestal)”, comenta Celso Resende, Gerente Ambiental da empresa. Nos próximos meses, outras ações serão realizadas.

 
 
 

Comments


bottom of page